"Hacker do Bem" X "Hacker do mal'


Saudações, cidadãos do mundo,

Desde pequeno sou apaixonado por computação e tudo que seja relacionado a esta área. Mas, sabe... sempre teve uma área específica que sempre, sempre mesmo, me chamou muita atenção. Esta área é a Segurança da Informação.
Pois bem, uma coisa que muitos de vocês não devem saber, quando criança, eu era muito atentado! Aquela criança endiabrada mesmo, que gostava de fazer merda e ainda ria da merda.
Com os estudos sobre falhas e vulnerabilidades (está aí uma palavra que realmente não conhecia naquela época.. vulnerabilidade) eu sempre acabava praticando o que eu aprendia para fazer "o mal". Nada de realmente "mal", apenas redirecionava o site de um amigo aqui outro acolá... Digamos que eu tinha tudo para ser um verdadeiro "Script Kiddie".

Ou seja, aquele cara que não quer fazer a mínima ideia do que é e como foi descoberta a falha X, ele quer apenas utilizar o código que alguém estudou sobre a falha X para escrever o "virus" com o objetivo de atrapalhar a vida de alguém.

Com o tempo, fui amadurecendo e vi que aquilo não passava do reflexo da minha imaturidade na época e que, o conhecimento que absorvi na internet, poderia ser muito mais útil. E foi então que me aprofundei realmente nos estudos sobre Segurança da Informação. Hoje, cursando Ciência da Computação, tenho noção do quão valioso é você "se proteger", "proteger o seu sistema".
Sabe... uma coisa que aprendi lendo alguns livros sobre o assunto, principalmente os do meu grande ídolo Kevin Mitnick, foi que, para você ser bom na área da Segurança da Informação é preciso saber pensar como um verdadeiro "Black Hat".

Permitam-me aqui fazer um adendo rapidamente... Existem algumas nomenclaturas ou apelidos que damos aos "hackers". Aquele cara que utiliza os seus conhecimentos técnicos para roubar, extorquir ou algo do tipo, é chamado de "Black Hat". Assim como os Black Hat, você deve estar pensando... "e o cara que defende o sistema ? " Advinha... Chamamos de "White Hat", justamente pela alusão às cores preto(black) e branco(white).

Adendo feito, sigamos...
Então, foi aí que realmente eu vi qual seria o meu futuro. É claro que posso mudar de opinião, ou por consequências da vida, acabar não seguindo nesta área, mas acredito ter achado um grande caminho pela frente nesta área.
No meio dos meus estudos sobre redes, programação, exploits, sigo praticando e absorvendo novos conhecimentos a cada dia. Sinto uma adrenalina muito grande ao me ver "sendo invadido" por mim mesmo nos meus estudos. Imagino situações da vida real, onde agora eu sou o "defensor", aplicando meus conhecimentos para proteger dados sigilosos, evitar que sistemas caiam...
E assim seguirei, sempre com foco no estudo e, sempre que possível, estarei aqui compartilhando cada coisa nova que eu aprender!
Vou ficando por aqui... até a próxima!

Gostou da postagem ? Tem alguma dica, crítica ou sugestão? Deixe aqui o seu comentário!

Seja alertado em seu e-mail cada vez que for publicado um novo texto!

Comentários

Postar um comentário

Mais visitados